DANI BRAGA | Uma mão vai na cabeça e a outra na consciência: o que o toc-toc da PF na porta do prefeito tiktoker nos ensina sobre comunicação

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Toc, toc, toc… É a Polícia Federal! A frase que se tornou um meme nas redes sociais descreve bem como foi a semana do prefeito tiktoker mais famoso do Brasil no momento: Rodrigo Manga. Que não deixou o bom humor — e nem a estratégia — de lado no vídeo que publicou logo após o fato para falar das operações.

O prefeito de Sorocaba fez o dever de casa do ponto de vista estratégico. Num vídeo irônico, afirmou que a Polícia Federal só encontrou na sua casa “bolo de cenoura e Nutella”, reafirmando sua inocência e insinuando perseguição política naquela ação — que, segundo ele, é fruto do bom desempenho nas pesquisas para o governo de São Paulo e para a presidência do Brasil.

Verdade ou não, o que o prefeito tiktoker queria (e fez bem) foi dialogar com a sua base, usando a grande audiência que um momento de crise proporciona a seu favor. Manga chegou a usar a operação como gatilho, em um vídeo, para chamar a atenção na divulgação de um benefício para a cidade.

Se a visibilidade nacional de seus vídeos rendeu um convite do presidente do PRTB (mesmo partido de Pablo Marçal) e também do União Brasil, para concorrer ao governo de São Paulo, ele sabe que, agora, o importante é manter os mais de 73% do eleitorado de Sorocaba — que votou pela sua reeleição — apoiando sua gestão.

Isso porque a polícia encontrou bem mais que Pokémon em um endereço ligado à cunhada de Rodrigo Manga, segundo a Folha de S.Paulo — mais de R$ 800 mil em espécie. Fora as graves acusações das quais foi alvo na operação da Polícia Federal nesta semana, que envolvem desvios na saúde, Manga é réu em processos por improbidade administrativa na área da educação e suspeita de fraudar licitações.

E o TikTok, o que tem a ver com isso? O bom uso da comunicação pode manter a base unida, aumentando as chances de eleição para novos mandatos (em outros cargos eletivos) e a manutenção do foro privilegiado — sabidamente bastante estratégico na defesa de quem tem problemas com a Justiça.

Afinal de contas, os políticos que dançam e/ou usam o humor para chamar atenção nas redes sociais, de bobos não têm nada: uma mão vai na cabeça e a outra na consciência.

DANI BRAGA
É estrategista política e digital, com 17 anos de experiência em campanhas eleitorais. Palestrante nacional, consultora e professora em cursos de formação para políticos e assessores em todo Brasil. Já liderou equipes em diversas regiões do país e recentemente atuou como head de comunicação e estratégia na campanha de São Bernardo do Campo.


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