Embora o seu capital político e poder de fogo venham se reduzindo ano após ano, o apoio de um líder do quilate de Iderval Silva a um candidato a prefeito, pode ser fundamental em uma eleição municipal, uma vez que em Augustinópolis há históricos de disputas apertadas.
Iderval João da Silva já foi vice-prefeito de Augustinópolis, na gestão do ex-prefeito Zé Anacleto (1993-1996), deputado estadual por quatro mandatos (1999-2015), e atualmente é Secretário Extraordinário de Assuntos Institucionais e Representação em Brasília, integrando assim o governo de Wanderlei Barbosa.
Ao longo da história, Iderval já transitou entre os Alcântaras e Cayres, os dois grupos antagonistas da política local, e dada sua importância no processo, há uma dúvida no meio político, acerca de quem receberá o apoio do ex-parlamentar no pleito eleitoral de 2024; hoje a cidade conta com três pré-candidatos a prefeito: Antônio do Bar (Republicanos), que disputará a reeleição, o vice-prefeito Zé Mendonça (PDT), e o empresário Dr Guilherme (Podemos).
Dos postulantes ao Paço Municipal, a possiblidade de Iderval apoiar Guilherme, pré-candidato apoiado pela ex-prefeita Cármen Alcântara, é praticamente descartada, restando a ele o atual gestor e o atual vice; os motivos que levam a dúvida sobre o apoio do ex-deputado é o fato dele ter ligação tanto com Zé Mendonça, quanto com Antônio do Bar.
Historicamente, Zé Mendonça sempre foi ligado a Iderval Silva, e cresceu na política, na esteira do ex-parlamentar, e é visto no meio político como discípulo dele, tendo atuado como assessor, coordenador de campanhas e braço direito nos tempos áureos do então deputado biquense; além de estar ocupando o cargo de vice pela segunda vez, Mendonça também já emplacou o seu irmão Adrycio para o posto em uma ocasião.
Por outro lado, nos últimos anos, Iderval se aproximou gradativamente dos Cayres, se aliando a Amélio Cayres, que atualmente é o presidente da Assembleia Legislativa, e Antônio do Bar, que buscará o sexto mandato de prefeito, aliança esta que lhe rendeu o cargo que ocupa atualmente no governo do estado.
Resta saber, quem Iderval Silva apoiará, se será seu discípulo Zé Mendonça, ou o prefeito Antônio do Bar, irmão de Amélio Cayres, e que tem apoio do governador Wanderlei Barbosa, de quem Iderval é secretário. Só o tempo dirá, não muito tempo.
Texto: Elisvan Lopes
Foto: Benhur de Sousa/Aleto