Assembleia Legislativa aprova PL que cria prazo para marcação de consultas e exames de idosos

1 min


105
15 compartilhamentos, 105 votos
Para Jair Farias, a propositura estabelece prazos razoáveis para a realização de consultas e exames
(Foto: Isis Oliveira /  HD)

A rede pública de saúde do Estado terá prazo para marcar consultas e exames de pessoas com mais de 60 anos. A norma é estipulada no Projeto de Lei (PL) nº 674/2024, do deputado Jair Farias (UB), aprovado nessa terça-feira, 3, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

O projeto estabelece o prazo máximo de sete dias para a marcação de consultas e exames, a contar da data do pedido. Em caso de urgência, a propositura estabelece o prazo de até 24 horas; e para procedimentos de alta complexidade (PAC), até 21 dias.

O projeto também determina a afixação de cartazes nas unidades de saúde a fim de informar aos cidadãos a respeito do novo direito. O cartaz deve ser produzido em tamanho A3, com caracteres em negrito.

Para Jair Farias, a propositura estabelece prazos razoáveis para a realização de consultas e exames, como meio de agilizar a assistência aos idosos. “É essencial o acompanhamento médico regular para o diagnóstico precoce, para a prescrição de medicamentos e para orientação de medidas preventivas”, justifica o parlamentar.

Aprovado pelos deputados em duas fases, a matéria aguarda a sanção do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) para virar lei.

Texto: Glauber Barros


SOCIALIZE-SE

105
15 compartilhamentos, 105 votos

reaja

VIXE VIXE
0
VIXE
CONFUSO CONFUSO
0
CONFUSO
TRISTE TRISTE
0
TRISTE
LEGAL LEGAL
0
LEGAL
UAU UAU
0
UAU
AMEI AMEI
0
AMEI
HAHA HAHA
0
HAHA
ESTRANHO ESTRANHO
0
ESTRANHO
0 0 votos
AVALIAR
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home
Publicações
Contato
Buscar