A junção nacional entre os partidos União Brasil (UB) e Partido Progressista (PP) que culminou na Federação União Progressista colocou os adversários politicos Aquiles da Areia (PP) e Professora Elizabete (UB) no mesmo bloco partidário.
Nas eleições de 2020, Aquiles da Areia se elegeu prefeito, com Professora Elizabete de vice, mas romperam politicamente no início de 2021. No pleito de 2024, Elizabete enfrentou o atual gestor, que foi reeleito com ampla votação.
A partir de agora os dois líderes estatarão na mesma federação, e a união duas siglas funcionarão como se fosse um só partido, pelo um prazo mínimo de quatro a anos. Na Câmara Municipal, a federação se torna a maior força partidária e terá quatro vereadores, sendo eles, Roberto Pires (PP), Rafael Oliveira (PP), Darlan Pernambuco (PP) e Antônio Evangelista (UB).
A União Progressista foi oficializada na última terça-feira, 29, e passa a contar em seus quadros com 109 deputados federais, 14 senadores, seis governadores, cerca de 1400 prefeitos e 12 mil vereadores, se consolidando como a maior força partidário do país.