Após impor dura derrota ao prefeito Aquiles da Areia (PP) na eleição da Mesa Diretora, o grupo liderado pelo Advogado Antônio Edson (Dr Pequeno) continua a demonstrar força na Câmara Municipal de Araguatins, e tem dominado a pauta nos últimos dias.
O grupo é composto por 05 vereadores, que em sua totalidade ocupam os cargos da diretoria da Casa de Leis, que são Airton Rodrigues (Presidente), Antônio Evangelista (Vice-presidente), Miguel do Cajueiro (1° Secretário), Manoel da Colônia (2° Secretário) e Chico Moura (Membro).
Nesta segunda-feira, 06, e terça-feira, 07, houve sessões extraordinárias, que foram convocadas para votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA), que são as três peças que compõem o orçamento do município, mas as reuniões foram encerradas sem votar os referidos projetos de leis.
A polêmica girou em torno de duas emendas modificativas ao orçamento, apresentas pela própria Mesa Diretora, a primeira trata do aumento do duodécimo da Câmara, incluindo também o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como base de cálculo; e a segunda trata da margem de remanejamento que o gestor poderá fazer no orçamento, fixando um percentual de 20%.
As duas proposituras dividem os parlamentares, enquanto o grupo do Dr Pequeno defende a aprovação, os vereadores mais ligados a Aquiles da Areia resistem em aprová-las, alegando que são prejudiciais ao município, inclusive ausências e obstruções foram utilizadas pelos mesmos como estratégia.
O impasse mostra a fragilidade da base de Aquiles dentro da Câmara, e a falta de diálogo do executivo com o legislativo. Na atual configuração apenas os vereadores Marlúcio Oliveira, Jacqueline Adriane, Roxa do Falcão e Weudes Dias seguem fielmente ao prefeito.
Já os vereadores Darlan Pernambuco, Roberto Pires, Abmael Murad e Rafael Oliveira são governistas, mas sofrem retaliações do executivo desde a eleição da Mesa, são considerados fundamentais para qualquer votação e aguardam recomposição com o gestor municipal.
