ARAGUATINS: Estudantes da Escola Estadual Denise Gomide Amui apresentam projeto sobre literatura e reflexão social na VII EXPOMATEC da UFNT

3 min


151

Estudantes da Escola Estadual Denise Gomide Amui, de Araguatins, participaram, na última quarta-feira (24), da VII Exposição de Matemática, Ciência, Tecnologia e Cultura (EXPOMATEC), realizada no campus da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Tocantinópolis. Acompanhadas pela gestora escolar, as alunas representaram a instituição com a apresentação de um projeto científico que alia literatura, pesquisa e reflexão sobre importantes questões sociais.

O trabalho apresentado, intitulado “O conto ‘Maria’, de Conceição Evaristo, como instrumento de reflexão sobre a violência contra a mulher no Clube do Livro da Escola EGTI Denise Gomide Amui”, foi aprovado para o evento e é resultado das atividades desenvolvidas no Clube do Livro da escola. A iniciativa incentiva a leitura crítica, o debate e a formação cidadã dos estudantes por meio da literatura.

A apresentação foi conduzida pelas estudantes Maria Vitória e Helisa Cabral, ao lado da gestora Warlla Silva. Durante a exposição, o grupo destacou como a obra da escritora Conceição Evaristo pode contribuir para discussões sobre temas como racismo, violência contra a mulher e o papel transformador da educação.

A servidora Jordana, que participou do evento realizando o registro das atividades e também como participante da programação acadêmica destacou a importância da exposição. Segundo ela, a experiência representou uma oportunidade de aprendizado e crescimento em sua formação universitária, evidenciando a importância dos eventos científicos para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Aprendizado e protagonismo

Para Maria Vitória, a participação na EXPOMATEC foi uma experiência marcante, “Eu achei incrível o nosso relato de experiência. Falar sobre o conto Maria foi muito bom. Essa é uma história muito impactante e mostra a importância da luta contra o racismo, a violência contra a mulher e o valor do estudo. Fiquei um pouco nervosa no começo, mas depois fui me acalmando. A sala em que estávamos era muito acolhedora e tinha outras apresentações maravilhosas. Eu gostei de tudo.”

Helisa Cabral também destacou o significado da experiência, “A visita à universidade foi uma experiência muito boa para mim. No começo eu estava bastante nervosa por causa da apresentação, mas consegui falar e me senti muito feliz com o resultado. Foi muito gratificante representar minha escola e perceber que as pessoas gostaram da nossa apresentação. Além disso, gostei muito de conhecer a universidade, ouvir os relatos de outras pessoas e viver algo diferente da minha rotina. Essa experiência me ajudou a ter mais confiança em mim mesma e foi um momento de muito aprendizado e crescimento.”

Educação que incentiva a pesquisa

A gestora Warlla Silva ressaltou o orgulho de acompanhar o desempenho das estudantes e destacou que a participação em eventos científicos fortalece a formação crítica, investigativa e cidadã dos alunos. Ela também agradeceu o empenho dos professores envolvidos, especialmente da professora Edilainne, que incentivou a participação das estudantes no evento e também apresentou um trabalho como pesquisadora.

A presença da Escola Estadual Denise Gomide Amui na VII EXPOMATEC reafirma o compromisso da instituição com uma educação pautada na pesquisa, na valorização da leitura e no protagonismo estudantil. Ao incentivar a produção do conhecimento e a participação em espaços acadêmicos, a escola fortalece práticas pedagógicas que aproximam os estudantes do universo científico e contribuem para sua formação integral.

Texto e Fotos: Warlla Silva


SOCIALIZE-SE

151
0 0 votos
AVALIAR
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Isso vai fechar em 20 segundos

Home
Publicações
Contato
Buscar